segunda-feira, 28 de março de 2011

O Gigante Egoísta

Todas as tardes, quando saiam da escola, as crianças costumavam ir brincar para o jardim do gigante. Era um jardim florido, cheio árvores com frutos deliciosos e onde as aves cantavam suavemente.
Quando o gigante regressou ao seu castelo, depois de uma longa viagem, viu as crianças a brincar e decidiu expulsá-las e proibi-las de lá entrarem. Construiu um muro alto para que ninguém lá entrasse.
Chegou a Primavera e, em todos os lados, já haviam flores e aves, só no jardim do gigante permanecia o Inverno cheio de frio, neve e vento. O gigante no seu castelo não percebia porque estava o seu jardim ainda gelado estando já na Primavera.
As crianças voltaram ao jardim e sentaram-se nas árvores e estas começaram a florir. Só uma árvore ainda estava gelada porque um menino pequenino não conseguia trepar. O gigante ao ver o que se passava, pela janela, decidiu ajudar o menino pequenino e não ser mais egoísta, deixando os meninos brincar para sempre no jardim.
Os anos passaram e o gigante ficou velhinho e via as crianças a brincar no jardim. Era amigo de todas mas tinha saudades do menino pequenino que ele tinha ajudado e que se tinha ido embora.
O Gigante egoísta
Um dia viu o menino pequenino, novamente no jardim, debaixo de uma árvore de flores brancas e frutos prateados. Foi ter com ele. O menino pequenino disse ao gigante que por ele o ter deixado brincar um dia no seu jardim, agora iria levá-lo para o jardim dele, o Paraíso.Nessa tarde, as crianças encontraram o gigante morto debaixo de uma árvore coberto de flores brancas.

Resumo do Gigante Egoísta de Oscar Wilde
Turma 3 – 3º Ano

Sem comentários: