quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Regresso ao passado







-Já chegamos! – disse eu entusiasmada. Pensei que a entrada era rápida mas só entrámos passados alguns minutos.
Primeiro dirigimo-nos à capela de S. Miguel, lá foi baptizado D. Afonso Henriques. A capela era feita de pedra, utilizada para rezar e pedir perdão por matar as pessoas nas batalhas. Soubemos também que estavam pessoas lá enterradas, aí fiquei interessada na tal conversa, que gostava de recuar no tempo para saber quem lá estava enterrado.
De seguida fomos ao castelo, e em grupos, seguimos atrás da professora Natália e da Fernandinha. Reparei que dentro das muralhas tinha grandes rochas de vários tamanhos e formas. Subimos escadas, indo todos encostadinhos à parede. No topo das escadas seguiam-se uns caminhos estreitos que com muito cuidado caminhávamos, apreciando a bela cidade. Apareceram outros degraus que nos levavam a uma espécie de parte de cima de uma torre. Passando por cima de uma ponte de madeira senti medo de cair. Este seguiu-me com a torre mais alta do castelo, chamada Torre de Menagem. Dentro subimos umas escadas de madeira, aí estava uma exposição. Ainda dentro das muralhas tiramos fotografias.
A uma certa altura a professora disse que íamos ao Paço dos Duques de Bragança. Assim aí foi diferente pois tínhamos uma menina a explicar-nos. Lá avistamos quartos que só eram utilizados para dormir. Ouvindo que os duques dormiam sentados e inclinados nas almofadas e soltei um risinho. Numas salas observamos uns tapetes engraçados que dizem que servia de aquecimento. Ouvi falar que D. Catarina foi quem levou o hábito do chá para Inglaterra.
Levei os meus ouvidos, os meus olhos e toda a minha atenção.

Filipa Costa-4º Ano

Sem comentários: