quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Reconto da história "A princesa e a serpente" de António Mota

Era uma vez uma princesa que tinha mais duas irmãs muito egoístas: a princesa mais velha e a princesa do meio.
A mais velha pediu um vestido bordado a ouro, a do meio pediu um colar com pérolas enormes e a mais nova pediu a rosa mais bela do jardim.
O seu pai, o rei, saiu do palácio para ir buscar os presentes que as filhas pediram, só não encontrou a rosa mais bela do jardim.
Quando já estava perto do seu reino, viu outro reino com um jardim muito bonito. Nesse jardim havia rosas muito belas. O rei foi lá e apareceu uma serpente e disse: Quem te deu autorização para arrancares essa rosa? O rei explicou tudo à serpente e disse-lhe que presentes é que as filhas lhe pediram e a serpente disse: Podes levar essa rosa, mas tens que trazer aqui a tua filha se não morrerás.
O rei cavalgou dia e noite até chegar ao palácio.
E chamou as suas filhas, e disse à filha mais nova que tinha de ir ter com a serpente e ela disse: Não te preocupes papá, eu vou ter com a serpente.
Ela cavalgou noite e dia até chegar ao palácio desabitado. Ela ia tocar a sineta mas a porta abriu-se logo, ela entrou no palácio e deitou-se numa cama. Quando estava quase a dormir, sentiu uma coisa a mexer-se debaixo da roupa da cama, gritou: ai…ai…
De repente apareceu uma cabeça de serpente e a princesa ficou cheia de medo.
Os dias foram passando e a princesa tinha cada vez com mais saudades da sua família, a cobra apareceu e disse: Vai, mas tens que regressar daqui a três dias. Eram tantas as saudades que a princesa se esqueceu dos três dias. Quando a princesa regressou, a cobra estava quase a morrer, a princesa começou a chorar e largou uma lágrima que caiu no seu peito e a cobra transformou-se num belo príncipe.
A princesa e o príncipe casaram e foram felizes para sempre.

Sem comentários: