terça-feira, 21 de maio de 2013

“Matemática em Jogo”

Nove alunos do 4º ano, deslocaram-se à EB2,3 Júlio Brandão para participar nas semifinais dos jogos “Matemática em Jogo”, promovido pelos professores de matemática da Didáxis em parceria com a Câmara Municipal.
A participação dos alunos nos jogos: Pontos e Quadrados, Semáforo e Ouri, permitiu desenvolver a capacidade de concentração/atenção; a capacidade de raciocínio abstrato e estratégico; a habilidade de pensar primeiro e pesar opções; o gosto pela matemática através de jogos lúdicos e o gosto pela participação/competição saudável.
Todos os participantes estão de parabéns pelo esforço, empenho e respeito pelos adversários, manifestado ao longo da realização desta atividade. O aluno Bruno Azevedo irá representar esta escola da final, no jogo Semáforo.










terça-feira, 14 de maio de 2013

“Apreender os instrumentos musicais no CCM"

No dia 13 de maio, os alunos do 4ºano da EB1/JI de Avidos, deslocaram-se ao Instituto Nun`Alvres, a convite do Centro de Cultura Musical (CCM), para assistir ao concerto comentado “Apreender os instrumentos musicais no CCM”. A realização desta atividade, com um grande caráter lúdico-pedagógico, permitiu a divulgação das famílias dos instrumentos musicais e captar novas vocações de jovens interessados na formação artística, nomeadamente, para futura frequência do CCM no 5ºano. Os alunos acompanharam e assistiram ao concerto com muito interesse e atenção.

A caminhada no Parque da Devesa


No dia 13 de Maio fomos fazer uma caminhada ao Parque da Devesa, a Vila Nova de Famalicão.

           Lá, ficamos a saber que aquele espaço eram quintas que estavam abandonadas e que agora foram reconstruídas e tornadas num belo parque.
           Deste modo, a atual Casa do Território era a casa principal, os Serviços Educativos eram a corte e o edifício onde agora funciona o restaurante e o bar era o celeiro.
           Depois de ouvirmos esta história, iniciamos uma caminhada pelo parque acompanhados pela senhora Sameiro Machado que nos explicou muita coisa sobre a fauna e  flora lá existentes.
           Durante a caminhada, pudemos ver diversas espécies de árvores, muitas delas centenárias. Vimos também os vidoeiros que por terem o caule branco se chamavam noivas da floresta.
          Já no fim da visita, vimos um belo lago onde estavam patos selvagens com as suas  crias.
          Foi um passeio magnífico, pois pudemos aprender coisas novas em contacto com a natureza.

         



  




Turma do 3º ano