terça-feira, 16 de abril de 2013

Teatro na Casa das Artes


         Hoje, os alunos do 4º ano, assistiram na Casa das Artes a duas peças de teatro.
        Estas peças de teatro realizaram-se no âmbito do projeto «Crescer a Brincar».
A primeira peça tinha como título «Sem medos, sou capaz» e a segunda «As Más escolhas». Ao longo da apresentação das peças, houve momentos de muita animação com música e dança.
Os atores, alunos da Escola Profissional CIOR, muito empenhados transmitiram as mensagens do projeto «Crescer a Brincar».
Desta forma, a brincar também aprendemos.

Turma 4ºano


sexta-feira, 12 de abril de 2013

EB1/JI de Avidos presente nas Iníadas/Festa das Famílias do Instituto Nun`Alvres


Os alunos do 4ºano da EB1/JI de Avidos, deslocaram-se ao Instituto Nun’Alvres a convite da directora Pedagógica, no dia 12 de abril, para participar nas Iníadas/Festa das Famílias, organizada por esta instituição de ensino. 
A realização desta atividade permitiu dar a conhecer aos alunos a nova escola a frequentar no próximo ano letivo, amenizando o impacto emocional da transição para o 2º Ciclo. Permitiu, também aos alunos, a possibilidade de participar nas atividades organizadas pelo Colégio, tais como a vivência de novas situações e a realização de experiências nos laboratórios.
Os alunos participaram com muito interesse e motivação, revelando uma grande curiosidade em relação a tudo que os rodeava, mas em particular, às experiências nos laboratórios de química e de física, assim como ao espaço destinado à astrologia.
 
Fotos:









 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Oficina de Jornalismo para Crianças

         No dia 11 de abril, na EB1/JI de Avidos, a jornalista Marta Araújo, dinamizou uma Oficina de Jornalismo para Crianças, destinada aos alunos do 4º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico, sobre o Jornalismo para Crianças e a importância da publicidade.
De uma forma lúdica mas sobretudo pedagógica, deu a conhecer aos alunos outras formas de escrita e de comunicação, promoveu e valorizou o jornalismo como forma de comunicação e de divulgação de acontecimentos. Valorizou, também a importância da publicidade junto dos alunos e deu uma enfase especial ao orçamento familiar no âmbito da influência da publicidade, por vezes enganosa.
Os alunos participaram com muito interesse e motivação sendo receptivos à interação prática.
Um fator de grande importância, ao longo da realização desta atividade, foi o carácter lúdico-pedagógico dado à mesma.
 
Turma do 4º Ano
Fotos:
 






 
 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Visita ao Museu da industria Têxtil

Depois de recebermos na escola a Maleta Pedagógica do Museu da Industria Têxtil, fomos visitar este espaço museológico.
Vimos máquinas muito antigas, funcionando algumas com a energia da água, e também ouvimos o barulho infernal de algumas, ligadas apenas uma de cada vez. Umas máquinas pertenciam à fiação e outras à tecelagem. A guia da nossa visita referiu que algumas destas máquinas eram muito perigosas, tendo ficado operários sem partes do corpo, como dedos, braços... As lançadeira também eram um objeto perigoso.
Ao longo da visita, acompanhámos a transformação do algodão em fio, vindo do Brasil, Moçambique, Angola e África.
No final, vimos uma máquina de fazer etiquetas.
Foi muito interessante esta visita ao passado!








terça-feira, 9 de abril de 2013

A vinda do museu à escola


No dia 8 de Abril recebemos na nossa escola um funcionário do museu da indústria têxtil que nos deu a conhecer como foi o início desta indústria na nossa região.
Contou-nos uma história muito bonita sobre a família Silva que trabalhava numa fábrica de fiação na localidade de Pedome, junto às margens do rio Ave. Foi nesta fábrica onde nasceu a Indústria Têxtil que foi um importante fator no desenvolvimento do Vale do Ave, porque criou muitos empregos e riqueza.
Para melhor nos explicar toda a história trouxe uma maleta com vários objectos e imagens que nos ia mostrando á medida que contava a história.
O que mais nos impressionou foi a história da Adelaide, uma menina de 14 anos que trabalhava na fábrica doze horas por dia e só tinha folga ao domingo.
Foi um momento engraçado, onde a partir de uma história pudemos perceber muitas coisas sobre a história da indústria têxtil na nossa região.

Turma do 3º Ano
Fotos: