quarta-feira, 22 de junho de 2011

Encerramento do Ano Lectivo 2010/2011



Mais uma etapa da vida dos nossos alunos que se completou.
Na escola entre aplausos e gritos de alegria encerramos o ano lectivo entregando recordações aos alunos do 4º ano e desejando a todos umas felizes e retemperadoras férias, bem merecidas.
Em Setembro cá estaremos, até lá...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mais uma visita de estudo…

Hoje fomos de autocarro à escola EB2, 3 Júlio Brandão para comemorar o Dia das Línguas.
Realizámos actividades relacionadas com a língua inglesa: o jogo da panqueca, vimos uma exposição sobre diversos países, assistimos a um bocado do filme “O rio”, no ginásio havia uma sessão de karaoke e para terminar tirámos uma fotografia de grupo.
Não aprendemos apenas na nossa escola.
Esta visita de estudo foi muito divertida e interessante!











Turma do 2ºAno

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A hora do conto




A hora do conto chegou à nossa sala de aula e desta vez, de maneira diferente.
Pois é, a mãe de uma nossa colega da turma veio à nossa sala de aula e trouxe-nos uma história chamada "Tal pai, tal filho", que veio do país das letras. Esta história falava de todas as letras que já aprendemos com a nossa professora.
Foi muito divertido ouvir mais uma história interessante, mas ainda mais divertida foi a surpresa que a mãe Eva nos trouxe no final da história. Na caixinha das letras havia uma proposta de trabalho, desenhar e decorar a primeira letra do nosso nome e de seguida, todos com a ajuda da mãe Eva e da professora, confeccionámos uma pulseira ou um colar com a letra do nosso nome.
Foi uma manhã muito agradável e queríamos agradecer à mãe Eva, pela sua colaboração e iniciativa.
Contamos com ela para o ano, e já agora convidamos as outras mães para nos visitarem com uma história quando quiserem.
Ah! Aproveitamos para desejar a todos os meninos, pais, professores e assistentes operacionais, umas ótimas férias e um descanso bem merecido...
Até para o ano! Divirtam-se...

Alunos do 1.º ano

domingo, 19 de junho de 2011

Festa de Encerramento do Ano Lectivo

No passado dia 18 de Junho, realizámos a nossa festa de encerramento do ano lectivo em parceria com a Associação de Pais.
Primeiro, no salão da Junta de Freguesia, todas as turmas presentearam os pais/encarregados de educação, familiares e amigos com danças, canções coreografadas, uma peça de teatro "A Fada Oriana"...
Seguiu-se um almoço/convívio, pela tarde dentro, nas instalações da EB1.
Esta Comunidade Educativa está de parabéns!

Algumas fotos:













segunda-feira, 6 de junho de 2011

4º ANO ESTADOS DE ALMA

4º ANO
ESTADOS DE ALMA

A minha viagem tem sido boa este ano, uns dias melhores outros piores. Eu sei que consigo chegar ao quinto ano com a minha consciência.
A minha situação está boa, eu até gosto mais de matemática, é a minha disciplina preferida, e para mim é fácil de aprender.
Eu sinto-me preparada para ir para o quinto ano, eu sou boa aluna, e percebo tudo o que a professora explica. A seguir, eu vou continuar a minha meta para ser feliz toda a vida, eu hei-de conseguir chegar ao décimo segundo ano, eu tenho uma professora que tem uma grande paciência, que aguenta com o barulho dos meus amigos.
Eu gostei muito do quarto ano e tenho a certeza que vou gostar mais do quinto ano. O ano em que estou é bastante fácil para quem é inteligente e que sabe a matéria toda.


A minha viagem do primeiro ao quarto ano, não foi muito boa nem má.
A minha situação é razoável, porto-me mais ou menos bem, e nas fichas tiro satisfaz.
Sinto-me mal de não ter dado o melhor, para o ano, quer passe ou não passe, vou dar o meu melhor, e aí sim, vão ver quem eu sou, vou portar-me melhor, tirar melhores notas nas fichas, para conseguir ser o que quero.
Vão ver quem eu sou, ou eu não me chame _______________________


A minha viagem durante estes quatro anos, foi boa e um bocadinho má por causa da falta de atenção.
Eu agora já melhorei muito o comportamento a comparar com o princípio do ano.
A minha situação é um pouquinho má por não ser bom a matemática, por isso eu prometo que vou melhorar.
Eu sinto-me bem e quero ir para o quinto ano, melhorar mais do que já melhorei até aqui.
No princípio do ano nós éramos um bocado malandros no recreio, e outros na sala de aula, houve uns que melhoraram mais rápido que outros.
Eu, fui melhorando lentamente, mas depois aconteceu uma desgraça muito grande, fui para a beira de uma amiga que me descontrolou todo. Nessa altura eu desci muito, mas a professora viu que assim não podia ser e mudou a sala toda por causa dessa amiga.
Depois disso eu fiquei muito melhor e a cada dia que passa quero melhorar mais.
Gosto muito da professora que tenho e vou ter muitas saudades.


Vou contar a minha viagem do quarto ao quinto ano.
A minha viagem teve partes boas e más porque às vezes estava a falar com os meus colegas e distraído, boas notas para mim isso foi bom.
Para mim a caminhada foi boa. Eu acho que vou para o quinto ano, mas a minha situação não é excelente, é satisfaz bastante, por isso tenho que melhorar no comportamento. O caminho que eu fiz foi o primeiro ciclo.
Eu sinto-me duvidoso como vai ser no quinto ano, se me vou dar bem ou mal. Espero que sim, que corra tudo bem. A próxima viagem é o quinto ano, o meu compromisso é ser mais responsável e ser excelente.
Estes quatro anos gostei de estar com a minha professora e meus colegas. A professora ajudou-me muito, peço muita desculpa à professora por me ter portado mal algumas vezes.


A minha meta está quase acabada e vou continuar uma meta nova. Quando cheguei a esta sala, toda a gente me recebeu com toda a sua gentileza. Quando entrei pela porta senti um aperto no meu coração.
Eu aprendi nestes cinco anos nesta escola.
Eu reprovei um ano, mas tenho que acreditar em mim e seguir para a frente, e não olhar para trás.
Mas quando chegar ao quinto ano, tenho que estudar para chegar às outras metas mais difíceis do que a do quinto ano. Eu melhorei durante estas aulas repetidas.
Agora sinto-me bem, sabendo que vou para o quinto ano. Quando lá estiver tenho que me comportar, mas isto não é uma promessa, é uma ordem. Eu tenho a certeza que vou para o quinto ano e nunca vou esquecer a professora nem os meus colegas.

Olá! Agora que já cheguei à meta, acho que vou passar para o quinto ano, vou ter que passar por muitos mais obstáculos, vai ser muito mais difícil do que este ano. Se eu passar vou gostar de estar lá naquele colégio enorme.
Eu tenho uma situação, sou muito distraído, mas acho que sou muito esperto.
A professora disse a todos nós qual era a meta, é o quinto ano. Durante esta viagem eu senti-me muito feliz a aprender. No quinto ano vou tentar estudar mais para poder aprender melhor e vou esforçar-me muito mais para estar muito mais atento.
Até lá vou melhorar.

A minha caminhada foi muito boa, às vezes distraio-me e brinco, outras vezes estou atento. Eu sei que se quiser eu passo, se eu não quiser não passo, e fico no quarto ano, agora a decisão é minha. A minha viagem foi muito boa gostei de conhecer amigos novos, também gostei de conhecer a professora.
A minha situação é má porque tanto posso passar como reprovar, porque tenho um plano de recuperação. Mas eu trabalhei para passar para o quinto ano, eu tenho de conseguir passar de ano para estar com os meus primos.
Eu também sei que brinco muito nas aulas, se eu não brincasse, talvez eu tirasse boas notas, e quando a professora explica, se eu não falasse para os meus colegas, talvez não tivesse plano de recuperação. Se eu não escrevesse papéis para os meus colegas e ficasse atento, eu passava de ano, não sei se passo ou se não passo. Mas eu sei que vou trabalhar para isso e continuar a caminhada no quinto ano.
E foi assim a minha caminhada.

A minha viagem correu satisfaz, mas podia ter corrido melhor, se eu botasse atenção à professora, se eu me interessasse mais em estudar, se não falasse com o meu colega enquanto a professora explica.
Os meus pais ajudam-me e dizem-me: - estuda. A minha explicadora só me explica quando pode, mas há sempre alguém na família que me ajuda, os mais velhos ou até os mais novos. Mas é sempre o pai ou a mãe. Eles chamam-me a atenção mas, às vezes eu faço birra.
Eu acho que devia reprovar, eu estou numa situação muito perigosa, mas eu concordo com a professora de ficar no quarto ano para rever a matéria.
Eu sinto-me triste a ver os meus colegas a ir e eu a ficar cá outra vez a estudar e a comer as torradinhas da Fernandinha. Vou esforçar-me para poder ir para o quinto ano e ir mais forte.

O meu quarto ano foi um ano muito importante, porque é a recta final. Acho que neste percurso tão importante, tive momentos altos e momentos baixos, não foi muito recto. Agora não estou nem no ponto alto, nem no ponto baixo. Acho que estou numa boa situação. Acho que tenho de estudar mais e treinar mais as contas de dividir, mas estou a conseguir.
Estou confiante que vou chegar à meta e enfrentá-la de forma que seja melhor aluna.
A seguir, quando alcançar a grande meta hei-de continuar com os estudos e serei uma grande aluna.
Vou melhorar às coisas que tenho mais dificuldade com a ajuda da minha mãe, de meu irmão e da minha querida professora Natália.

Agora que cheguei ao fim da minha caminhada, eu acho que a minha viagem foi muito rigorosa para mim, mas no princípio do ano disse que ia trabalhar muito para ir para o quinto ano, mas não foi suficiente.
Eu agora sinto-me muito desanimado, porque eu acho que vou reprovar, mas não é por falta de inteligência, é por falta de atenção, porque a professora diz que eu sou muito inteligente, e que não sou um _________,
Por isso agora vou ter que me portar muito bem a ver se a professora muda de ideias, porque eu sou um rapaz que tem um plano de recuperação.
Quando eu comecei a escrever este texto, olhei para o tema e pensei que era muito grande, mas consegui acabar.

O meu quarto ano foi o ano mais difícil.
A minha caminhada, foi uma caminhada pouco puxada, mas cansou.
A minha viagem não correu assim tão bem como eu pensava, mas também não fui nenhuma estrela. O meu sucesso não está muito famoso.
A professora resmungou comigo, mas ela continua a ser a minha professora preferida.
A minha situação vai melhorar e eu estou a fazer para que isso aconteça.
E assim sou capaz de passar. Eu sinto-me mais ou menos, a seguir vou fazer tudo para melhorar e vou respeitar toda a gente, e até a professora, vou dar o meu melhor.
A minha família ajuda-me muito. Eu adoro a minha família.
Eu quero ir para o quinto ano, e vou melhorar porque é isso que quero.

Agora já posso dizer que acabei esta caminhada, estou um pouco contente, a caminhada foi dura, difícil e divertida… Este ano tive o dobro da ajuda em casa, foi uma das coisas que mais me motivou, a outra nasceu vinda de longe. Foi aumentando cada dia com o que aprendi e gostei. Vou guardar isso até aos meus infinitos de vida.
Para mim e para todos imaginámo-nos numa boa situação, mas nem sempre é verdade. Eu estou segura de que estou bem e tenho prova disso, que é o empenho que tenho neste texto. De certeza que chego ao fim da caminhada.
No fim disto tudo até me sinto bem, é bom sentir-me bem. Vou continuar assim neste caminho Vai ser bom para mim e para todos começar uma caminhada maior.
Esta caminhada chegou ao fim!…

Eu não concordo muito com a professora, porque ela disse que a nossa meta era o quinto ano, não a minha meta é o décimo segundo.
Enfrentámos grandes problemas e grandes alegrias, às vezes encravava como um barco, mas conseguia encontrar uma solução, outras vezes o mar estava calmo e estava tudo tranquilo, outras vezes havia marinheiros que punham a tripulação em risco.
Claro que todos nós queremos passar, mas alguns vão ficar cá porque não aproveitaram o máximo, andaram a brincar o tempo todo, e não pararam para pensar como seria para passar para o quinto ano.
Eu quero ir até à universidade, mas para isso é preciso esforço.
Se eu passar sem reprovar até ao décimo segundo, vou ficar feliz comigo e com a humanidade!.

Eu acho que umas coisas que eu fiz foram acertadas, mas outras não.
Mas mesmo assim eu sinto-me bem comigo próprio.
Acho que a minha situação está boa para ir para o quinto ano, quando eu quero, eu consigo. Eu sinto-me bem e um bocado desiludido comigo.
Quero melhorar e aplicar-me mais nos estudos.
A seguir vou ser mais responsável e também me vou comportar melhor, mas primeiro vou fazer tudo o que puder até que eu fique melhor.

Olá! Durante este quarto ano eu percebi que a minha viagem correu bem, mas, também um bocado mal. A parte boa era que a minha família me ajudou nos trabalhos de casa, que a professora me explicou e que tive amigos. A parte má era que duas meninas estragavam-nos a vida desde o princípio até ao fim do quarto ano. O nome delas é --------------e -----------, as meninas mais mal comportadas da turma inteira.
Também durante este quarto ano eu percebi que a minha situação era boa, pois eu sou bem comportada, estudiosa e não sou mentirosa.
Eu sinto-me relaxada, tranquila, calma e bem disposta.
Eu não vou acabar de estudar porque eu sei que a seguir tenho outra etapa que é o quinto ano.

O quarto ano foi um ano em grande, com algumas coisas boas e outras más. Com colegas novos, com amizades novas e até novos talentos. A nossa professora é demais, nunca a esquecerei.
Na escola sou um bom aluno, bem comportado e sempre atento. Cumpro o meu papel na aula, respeito as professoras e as auxiliares.
Quando estou na escola sinto-me em casa, sinto-me em família. No quinto ano vou tentar continuar a ser um bom aluno, como sempre, e também vou tentar ser ainda mais atento, do que o que sou.

A minha viagem do quarto ao quinto ano está mesmo quase a acabar, já estamos no último mês de escola.
A nossa professora disse:
- A nossa situação é tentarmos chegar à meta que é o quinto ano, e que temos de acreditar em nós próprios.
Eu sinto-me um bocado nervosa mas eu sei que vou passar e quando fomos ao colégio parecia tudo divertido.
Eu imagino que vou estar lá divertida e continuar assim como sempre eu própria fui.

A minha caminhada e a caminhada dos meus colegas foi com muitos estudos, mas com muito bons professores
A minha viagem foi com dois pés atrás e duas mãos à frente, que quer dizer que ao início da longa viagem até agora foi muito difícil, cansativa, mas aprendi bastante.
Agora a minha situação mais inesperada é conseguir ir para uma meta nova, o colégio, não quero ficar novamente a aprender o que já aprendi. Isso ia ser uma tristeza para mim.
Neste momento, sinto-me preocupada mas, com esperança de ir para o quinto ano. Se eu for para o colégio, espero que sim, vou continuar com os estudos sem parar, com a minha atenção ao máximo.

A minha caminhada do primeiro ao quarto ano, acho que foi boa, estudiosa e muito atarefada. A professora deu-nos confiança e ajudou-nos bastante.
A minha situação está boa o meu comportamento é satisfaz bastante espero que melhore muito.
Eu sinto-me ajudada pelos meus pais e avós, deram-me força para continuar a caminhar e não desistir, são uma grande família. Pais e avós vocês são maravilhosos, gosto muito de vós, por dentro do meu coração.
Depois de ultrapassar o quarto ano quero ir para o quinto ano forte e enriquecida. É a minha meta.

Eu vou contar-vos como aconteceu a minha caminhada do quarto ano para o quinto.
Em Setembro no regresso às aulas a professora tinha-nos dito, que estávamos numa caminhada e que a caminhada era do quarto ano para passar para um obstáculo mais difícil que é o quinto ano.
Eu acho que estou numa situação um bocado boa para mim, mas a professora é que sabe, não somos nós.
Eu sinto que estou a ir pelo caminho intermédio.
No quinto ano vou tentar ir pelo caminho bom e também melhorar o comportamento e não responder aos professores.

A minha viagem foi muito boa, pois trabalhei muito para a conseguir e consegui-a, gosto da minha professora e virei aqui sempre que puder visitá-la.
Estou pronta para ir para o colégio, trabalhei bem, fiz sempre os trabalhos de casa e fui sempre uma boa aluna.
Sinto-me muito alegre de ir para uma nova etapa que é o colégio, lá as coisas são confusas e um bocadinho mais difíceis, eu a seguir o que vou fazer é estar mais atenta porque aquilo é muito grande e atenta às salas para onde vou no fim de cada disciplina.
Na minha escola tenho sido uma aluna exemplar e muito atenta, estes anos foram muito bons para mim, vou ser sempre uma aluna excelente e muito, mas mesmo muito concentrada.
Gostei de passar aqui estes anos.

Agora vou contar como foi a minha viagem. A minha viagem foi um bocado má e um bocado boa. Quando começou o ano, eu comecei bem, e a meio do ano comecei mal, só que eu luto todos os dias para ir para o quinto ano.
A minha situação é um bocado complicada porque sou boa e má na escola.
Eu às vezes sinto que tenho culpa do que faço, mas eu quero melhorar desses defeitos todos.
Eu o que vou fazer a seguir é passar de ano, e se não passar…



Eu desejo que sejais muito, muito felizes. Que encontreis o vosso caminho nesta caminhada que é a vida de cada um, e que vos torneis adultos activos conscientes dos vossos direitos e deveres.
Podeis contar sempre comigo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança

Eu quero…

Ser feliz!
Ter amigos!
Ter carinho!
Ser respeitado!
Ter paz!
Ser boa pessoa!
Ser amado!








Turma 2º Ano

Acróstico - Dia da Criança

Diversão
Inteligentes
Alegria

Educação
Amor

Carinho
Riso
Importante
Amizade
Natureza
Ç - Festança
Amigos

Turma 2º ano